quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Quem é Marina Abramović?

Aos que desconhecem a artista Marina Abramović, decidi fazer uma matéria sobre sua história e sua visão da arte e do artista.
Abramovic estudou na Academia de Belgrado de 1965-1970 e fez pós-graduação na Academia Belas-Artes de Zagreb em 1972. Seus trabalhos ganharam destaque nos anos 70 e foram marcados pela performance do performer e o publico buscando os limites do corpo e as possibilidades constantes da mente. 
 Seus pais foram heróis de guerra e católicos da Segunda Guerra Mundial, enquanto seu namorado era filho de um soldado nazista.
O relacionamento dos dois durou 12 anos, e eles vivam como nômades, viajando em trailer, entre 1978 e 1988. Eles diziam que pertenciam a um só corpo (nascidos no mesmo dia, em anos diferentes), feito de duas cabeças, mas com a mesma identidade e propósito artístico. Muitos dizem a artista tem  três períodos: antes, durante e depois de Ulay, pseudônimo de Uwe Laysiepen.



Em 1977, eles estavam no Festival de Performance da Galleria Comunale d'Arte Moderna e Contemporânea em Bologna e na  entrada do local, onde ela e Ulay estavam de pé, nus, apoiados de costas contra a parede.O espaço era pequeno, e as pessoas que pretendiam entrar na galeria, tinham que passar entre Marina e Ulaye escolher para qual deles olhar. A performance foi chamada de “Imponderabilia”.

O relacionamento do casal de artistas acabou devido a traição por parte de Ulay.  Porém,antes da separação oficial, em 1988,eles decidiram fazer uma performance da separação e despedida. A performance ocorreu na Muralha da China, e durou três meses.O objetivo final da obra era chegar até o meio da Muralha,sendo que Marina foi para o  Leste e Ulay,para o Oeste. Sendo assim a despedida final do casal e de seus trabalhos.
Uma das últimas performances da artista foi "O artista presente" na qual possuía diversos trabalhos e videos com seus alunos. A apresentação teve uma performance inédita de Marina na qual ela se sentava em uma cadeira com pessoas estranhas a sua frente  e a encaravam, sendo que mais de 1000 pessoas participaram. Depois de três meses em exposição , seu ex-namorado Ulay participa dessa performance na qual é possível ver o amor dos dois, pois Marina estava de olhos fechados e quando o abre é nítida a emoções do casal.


Atualmente a artista está cuidando de Lady Gaga na qual está utilizando sua psicologia artística para tirar o melhor da cantora pop, ao criar  um vídeo com a cantora nua em seu momento de reflexão e ao utilizar cristais para aumentar a consciência do artista.




0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Search This Blog